Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

A “ética do trabalho”, distante do trabalho decente.

23-02-2016 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

Artigo “a ética do trabalho” de autoria do advogado Almir Pazzianoto Pinto que foi ex-Ministro do Trabalho e do TST comentando sobre aspectos da Lei de Cotas foi publicado no jornal o Estado de São Paulo, de 16/02/2016.

O texto está cercado de terminologias já ultrapassadas desde a década passada, está fora de sintonia com o espírito da Lei de Cotas (art. 93 da Lei 8213/91), ignora a Lei Brasileira de Inclusão em vigor desde o início do ano e dá a entender que o autor está desinformado sobre os dados do Censo Demográfico do IBGE quanto ao perfil das pessoas com deficiência, notadamente em quantidade e em nível de escolaridade.

Neste momento 2 renomados especialistas analisaram aquele artigo. O Professor e autor de livros sobre inclusão Romeu Sassaki fez “Considerações sobre o artigo A ética do trabalho, do advogado Almir Pazzianotto Pinto, publicado no jornal O Estado de S.Paulo em 16/2/2016” e já o Professor e pesquisador Vinicius Garcia produziu o texto “Ataques velados (ou não) à Lei Brasileira de Inclusão”. Ambos os textos podem ser acessados no link https://redemvibrasil.wordpress.com/2016/02/19/textos-recentes-trabalho-e-educacao/

De nossa parte, preparamos o texto “A ética do interesse”, enviada ao jornal em 19/02/2016, mas já publicado hoje (23/02) no Jornal Visão Trabalhista, editado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e região, que na mesma edição traz a manchete “104,6% das cotas estão preenchidas, aponta Sindicato”. Disponível no link http://sindmetal.org.br/visaotrabalhista/2016-edicao-5/

Em tempo: O Brasil tem trajetória a favor da inclusão. É preciso trazer para o debate artigos, decisões judiciais e atitudes que ignorem ou desrespeitam os avanços já conquistados e o Saber da sociedade sobre as pessoas com deficiência. Enfim, não basta ser Ministro ou ex-Ministro. Todos precisam se atualizar!

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br