Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

“Saúde não se troca por dinheiro”

30-05-2019 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

Há 40 anos foi realizada a I SEMSAT – Semana de Saúde do Trabalhador, organizada por 49 sindicatos e 6 Federações de trabalhadores, que tinha por objetivo exigir reconhecimento das doenças provocadas no trabalho, criação de um sistema de fiscalização eficiente, etc.

A movimentação aconteceu em várias cidades paulistas em maio de 1979 e deu origem à criação do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT) no ano seguinte.

Uma curiosidade:

Entre as reivindicações da época estava a proibição do trabalho da mulher em ambientes insalubres, o que foi ilustrado com maestria pelos cartunistas Laerte Coutinho e Fausto no Gibi dos Trabalhadores lançado pela Oboré em setembro de 1979.

Link para acesso do Gibi http://www.sindmetal.org.br/acesse-o-gibi-dos-trabalhadores/

No sábado, 25/05, houve a celebração da data em ação conjunta de sindicatos, associações e órgãos públicos no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, apontando novos desafios.

Em tempo: o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a norma da reforma trabalhista (Lei nº 13.647, de 2017 artigo 394-A) que admitia a possibilidade de trabalhadoras grávidas e lactantes desempenharem atividades insalubres. A Ação Direta de Constitucionalidade (ADI) votada em 29/05/2019 foi apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos.

Os Ministros do STF entenderam que a nova regra fere direitos garantidos na Constituição Federal, como o direito social à maternidade, à saúde e às condições dignas.

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br