Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Metalúrgico de Osasco lança pesquisa sobre inclusão de trabalhadores com Deficiência

10-03-2020 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

Alexsander Amaral Alves participou do lançamento da 14ª edição da Pesquisa “Lei de Cotas – Trabalhadores com deficiência no setor metalúrgico de Osasco e Região”. É funcionário da Cinpal há 17 anos, tem deficiência física e sente orgulho do que faz: “não tem distinção na empresa que eu atuo. Além de praticar a inclusão ela mostra aos outros que a gente não é apenas um cotista, trabalhamos como qualquer funcionário”.

A Cinpal é a maior metalúrgica da região e uma das maiores do Brasil na fabricação de autopeças, cujo setor manteve 103,15% de contratações de pessoas com deficiência prevista na Lei de Cotas.

Na apresentação dos resultados estiveram presentes representantes da fiscalização do trabalho, de empresas que participam da pesquisa, de trabalhadores com deficiência, de escolas, órgãos públicos e especialistas no setor.

“É satisfatório estar aqui no lançamento da a 14ª Pesquisa, que mostra concretamente a importância do papel do Sindicato que, de acordo com a Pesquisa, 96,5 % das vagas previstas pela Lei de Cotas nas fábricas da região estão sendo preenchidas, enquanto, infelizmente, no país temos apenas 50%”, destaca o coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho – SRTb/SP, José Carlos do Carmo (Kal).

Por sua vez o Gerente Regional do Trabalho em Osasco, José Leite Batista, alertou a necessidade de lançar as informações dos trabalhadores com deficiência ou reabilitados, tanto na RAIS como no CAGED. “É uma exigência legal que se não for cumprida deixa a empresa passível de fiscalização e multas”.

A pesquisa demonstra que 6 a cada 10 empresas cumpriam o que prevê a Lei ou até a superavam.

O estudo observou o comportamento das contratações por ramos de atividades, por tamanho dos estabelecimentos e por localização geográfica nos municípios abrangidos pelo Sindicato

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Cartilha Conviva com a Diferênça

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br