Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Lançado novo livro da OIT sobre trabalho inclusivo

09-04-2021 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

Quando o assunto é inclusão e garantia de direitos, o olhar não deve estar apenas para o futuro, mas também para o agora. Este foi o recado passado nesta terça-feira, 6, durante LIVE de lançamento do livro “Tornando inclusivo o futuro do trabalho da pessoa com deficiência”, organizada pelo Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão.

O livro traz casos reais, tendências, desafios e oportunidades para o futuro do trabalho inclusivo. Ele é uma publicação conjunta da Fundação ONCE e da OIT (Organização Internacional do Trabalho). No Brasil, é lançado em português pela Santa Causa Ideias & Projetos, com a tradução do consultor e pesquisador Romeu Sassaki.

“Este livro foi escrito antes do surgimento da pandemia da covid-19, mas por coincidência ou, melhor, por consequência direta do progresso da OIT, o livro será útil para solucionar hoje e no futuro os terríveis estragos que o novo coronavírus tem imposto as pessoas com deficiência ou as pessoas em geral no Brasil e no mundo”, destacou Sassaki.

 

Com mediação de Marinalva Cruz, o lançamento contou com debate sobre o “Futuro do Trabalho da pessoa com deficiência”. Nele, Sassaki, Thaís Dumêt Faria, representante da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e Djalma Scartezini, vice-presidente do Instituto EY e REIS compartilharam informações importantes sobre a participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Entre elas, as que se referem a inclusão, a gestão de empresas, qualificação e participação das pessoas com deficiência em espaços de decisão, isolamento social e acessibilidade.

 

Thaís destacou o trabalho e publicações já desenvolvidas pela OIT para fortalecer a inclusão no mercado de trabalho. Destacou preocupações com o isolamento social das pessoas com deficiências. Ela destacou que, para as pessoas com deficiência, ela já existia antes mesmo da pandemia e que a grande preocupação é que este novo isolamento possa gerar retrocessos nos avanços já conquistados.

“Tem uma recente publicação da OIT que chama Pessoas com Deficiência na resposta a covid-19, que tem cinco pontos chaves para inclusão. E é que preciso pensar na inclusão agora, antes de acabar a pandemia, senão corremos um risco muito grande de andar para traz”, enfatizou.

Com uma visão de empresa, mas também de quem sente na pele as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, Djalma destacou, entre outros pontos os benefícios que as empresas têm ao tornar o local de trabalho um ambiente diversificado e a importância de tornar a inclusão de fato, por meio de acessibilidade e ferramentas que permitem isso.

“A gente precisa entender que vai contratar habilidades diferentes, que vai fazer diferença lá na frente. Contratar o diverso é tentar reproduzir a sociedade que a gente vive e ter perspectivas diferentes. A empresa que, ainda hoje, contrata homens brancos, ou seja, a si mesmo, estão fadadas a deixar de existir. Se não mudar a visão, e deixar as pessoas no centro e não espelhar a sociedade que elas estão inseridas, seja qual for o mercado e país”, avaliou.

O livro Tornando Inclusivo o Futuro do Trabalho das Pessoas com Deficiência está disponível gratuitamente no link: www.blogstacausa.com.br/ebooks

Veja mais fotos:

 - Clique para ampliar

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br