Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Capacitismo precisa ser combatido, mostra Encontro Anual

03-12-2021 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

O preconceito e o desconhecimento dificultam o convívio social das pessoas com deficiência,

seja no trabalho, na escola, noesporte, nas ruas. Por isso que o capacitismo foi tema central do 14º Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão, realizado em 24 de novembro, pelo aplicativo Zoom.

 

A moderação ficou a cargo de Henry Xavier, da Unilehu, que também seu suporte para acessibilidade em Libras.

“O combate ao capacitismo estará presente nas nossas ações do próximo ano”, destacou Carlos Aparício Clemente, coordenador do Espaço da Cidadania, ao finalizar o Encontro. Já na abertura, ele relembrou as atividades desenvolvidas ao longo do ano e destacou a importância de manter o trabalho em rede para defender e fortalecer a inclusão das pessoas com deficiência.

O encontro também compartilhou experiências de inclusão do Sincovaga, com Maria de Fátima e Silva (Coexistir), e tratou do “Guia da OIT/MPT: “Incluir: o que é, como e por que fazer?”, apresentado por Marta Gil, da Amankay.

CAPACITISMO – No encontro, Anna Paula Feminella, da Associação Vida e Justiça em Apoio e Defesa às Vítimas da Covid-19 e CUT, compartilhou informações que, resumidamente, definem capacitismo como a ideia de que pessoas com deficiência são inferiores àquelas sem deficiência. Tratá-las como anormais, incapazes, crianças e heróis também. O assunto foi tema de discussão em grupos, cujos resultados serão compartilhados em fevereiro.

O Espaço da Cidadania volta a se reunir em 26 de janeiro de 2022 às 10h.

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Cartilha Conviva com a Diferênça

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br