Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

83,5% das vagas para trabalhadores com deficiência estão preenchidas nas metalúrgicas da região

26-03-2023 - Fonte: Auris Souza

- Clique para ampliar

A contratação de trabalhadores com deficiência segue respeitada pela maioria das metalúrgicas de Osasco e região. Ao todo, 83,5% das vagas geradas pela Lei de Cotas (lei 8.213/91) estavam preenchidas, em dezembro de 2022. É o que mostra a 17ª Pesquisa Lei de Cotas: Trabalhador com Deficiência no Setor Metalúrgico de Osasco e Região, divulgada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região nesta quarta-feira, 22.

A pesquisa tem como base questionários respondidos pelas metalúrgicas situadas nos 12 municípios da base territorial do Sindicato, compreendendo matrizes e filiais. Nas matrizes, o cumprimento está em 79,1%, enquanto as filiais ultrapassam até mesmo o exigido por lei: 177,3%.

Para Marcel Simões, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, a pesquisa dá subsídios para a entidade negociar com as empresas. “Além de mostrar que a inclusão é possível, os dados nos dão base de atuação, tanto no que se refere a questão da acessibilidade, tanto para o próprio cumprimento e permanência dele”, destaca Marcel.

Em 2022, a contratação esteve presente de forma mais efetiva num grupo formado por diversos setores, que concentram o segmento de Estamparia e Fundição, cujo índice de contratação é de 95,3%. Em seguida, o destaque fica para o setor autopeças, com 83,3% de cumprimento. O setor com menor índice de contratação é de o de máquinas e eletroeletrônico, com 77,2%.

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br