Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Espaço da Cidadania lança Cartilha em Espanhol e incentiva Encontro sobre Inclusão

27-10-2010 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

III Encontro Sobre Inclusão, Deficiência e Trabalho será em Novembro.

O espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão realizarão o III Encontro Sobre Inclusão, Deficiência e Trabalho (nome provisório) dia 25 de Novembro, no auditório do Sinthoresp, centro de São Paulo.

O encontro juntará as forças sociais que defendem a inclusão no trabalho e que respeitam a lei em vigor, com objetivo de aprofundar o conhecimento sobre estes temas:

Marcos históricos da luta pelos direitos da Pessoa com Deficiência

A radiografia da presença da Pessoa com Deficiência no mercado formal de trabalho

Quem é a Pessoa com Deficiência para fins da lei de cotas

O papel da reabilitação profissional na reinserção laboral do trabalhador

  1. Benefícios Legais: acesso ou impedimento ao mercado formal de trabalho
  2. O papel da Justiça no cumprimento da lei de cotas
  3. Um novo cenário para a inclusão de Pessoa com Deficiência no trabalho: reconhecendo as habilidades e competências da Pessoa com Deficiência.

As inscrições estarão abertas no início de Novembro à empresas, sindicatos, escolas, entidades especializadas, órgãos públicos e membros do Poder Judiciário. As vagas estarão limitadas à capacidade do auditório.

“Conviva com a Diferença” ganha versão em espanhol

Uma das publicações mais atuais em relação à promoção da inclusão da pessoa com deficiência ganhou a sua versão em espanhol. É a cartilha “Conviva com a Diferença”, editada pelo Espaço da Cidadania, em parceria com a igreja Luterana, Conselho Latino Americano de Igrejas, Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

Idealizada pelo Espaço da Cidadania, a cartilha de bolso tem 16 páginas de orientações sobre como se comunicar e conviver com as pessoas com deficiência, considerando as diferentes formas de deficiência. A

cartilha parte do seguinte pressuposto: “Maior que as barreiras arquitetônicas, que limitam a locomoção de determinadas pessoas com deficiência, é a barreira do preconceito que precisa ser enfrentada com boa vontade e informação”.

A cartilha é contemporânea ao desenvolvimento da luta pela inclusão de pessoas com deficiência nas empresas metalúrgicas da região. Hoje empresas e empregados têm orgulho de registrar o melhor índice de respeito à Lei de Cotas que o Brasil conhece (média nacional é 21,4%, em São Paulo é 40,1% e entre os metalúrgicos de Osasco e Região é superior a 92%).

Agora, a versão em espanhol possibilita que as dicas de convivência chegue a diversos países que utilizam esse idioma.

A ONU vai saber como o Brasil comemora do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Recado do Profº Romeu Sassaki

Olá, pessoal:
O tema escolhido pela ONU para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (DIPcD), a ser comemorado no próximo dia 3 de dezembro, é:
"Mantendo a promessa: Inserir a deficiência como questão prioritária nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio rumo a 2015 e além".
Eu gostaria de ver postadas nesta lista informações sobre atividades em andamento e/ou a serem realizadas em comemoração ao DIPcD nos seguintes
contextos comunitários, municipais ou estaduais: movimentos informais locais de PcD, associações de PcD, instituições para PcD, conselhos de direitos de
PcD e coordenadorias governamentais para assuntos da PcD.
No dia 20 de novembro de 2010, pretendo enviar à ONU para fins de divulgação pela Enable Newsletter um relatório contendo essas informações que até então forem postadas aqui.
romeusassaki@ymail.com

romeukf@uol.com.br

Obrigado a todos.
Abraços
Romeu

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br