Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Por um 2011 de superação e inclusão

15-12-2010 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

Faltam poucos dias para 2010 chegar ao fim. Neste ano, o Brasil se confrontou com diversas realidades, incluindo a constatação de que há no país mais de 27 milhões de pessoas com deficiência, de acordo com dados preliminares do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Destes, 17 milhões estão em idade para trabalhar no mercado formal. Mas, como a sociedade brasileira vai enfrentar este desafio? É uma das questões a serem respondidas por todos nós no ano que vem por ai. 

A saída, com certeza, passa pela acolhida com respeito e dignidade àqueles que nascem ou ficam com deficiência durante a vida (e a maioria fica). Passa inclusive pelo combate a resistências infundadas que procuraram manter as pessoas com deficiência longe do mercado formal, alegando supostas incapacidades. 

A todos os nossos parceiros, que, sem dúvidas, pertencem ao primeiro time, queremos agradecer por terem aberto espaços de visitação, planejado e participado de palestras de sensibilização e organizado debates de alto nível para elevar o padrão de conhecimento sobre o tema. Foi graças a todos vocês que, em 2010, realizamos 44 encontros, com destaque ao 3º Programa de Sensibilização Social para Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, realizado em diversas cidades do estado de São Paulo.

Com esse trabalho em conjunto também elaboramos o manifesto que reforçou a discussão do descaso da justiça do trabalho com o cumprimento da Lei de Cotas (artigo 93 da lei 8.213/91), divulgado no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A Lei institui cotas para contratação de pessoas com deficiência em empresas com cem ou mais trabalhadores.

Além disso, o Espaço da Cidadania e seus parceiros realizaram o III Encontro sobre Inclusão, Deficiência e Trabalho, que apresentou novos elementos de discussão para a inclusão de pessoas com deficiência.

Nosso agradecimento especial a todos que adotaram as publicações do Espaço da Cidadania e estão combatendo o preconceito cultural com informação.

Agradecemos a todos e já aproveitamos a oportunidade para convidá-los para a comemoração do 10º aniversário do Espaço da Cidadania, a ser realizado em 14 de fevereiro, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, em Osasco (SP).

Suspenderemos nossas atividades no período de 17 de dezembro a 13 de janeiro e retornaremos com novidades sobre a Inclusão no Mundo do Trabalho 

Boas festas!

Equipe do Espaço da Cidadania

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Cartilha Conviva com a Diferênça

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br