Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Espaço da Cidadania apresentará balanço de 10 anos de luta pela inclusão

18-01-2011 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

As lutas, as vitórias, as alegrias e o conhecimento adquirido na luta pela inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho que marcam os 10 anos de trajetória do Espaço da Cidadania serão lembrados no próximo dia 15 de fevereiro, durante o balanço das iniciativas promovidas por essa ação social. O balanço será divulgado às 9h, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, em Osasco. 

            Para que essa trajetória fosse construída, muitos interlocutores, de diversos segmentos sociais uniram forças ao Espaço da Cidadania. É esperada a presença de representantes de cada um deles na divulgação do balanço, incluindo: representantes de escolas, órgãos públicos, sindicatos, entidades especializadas, empresas, pessoas com deficiência e outros.

            O balanço irá apresentar os principais marcos da década de luta pela inclusão em que, em diferentes ações relacionadas ao tema, houve uma evolução do “experimentalismo”, do “achismo’ e de decisões patéticas sobre o potencial das pessoas com deficiência, até chegarmos ao patamar de termos o Estado de São Paulo como o maior exemplo na inclusão para o país e o conseqüente aumento do respeito à pessoa com deficiência. Muito disso graças a uma movimentação social que está enfrentando o preconceito cultural que cerca o tema.

É um marco também dos 10 anos de comprometimento do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

            O encontro acontece na r. Erasmo Braga, 307, em Pres. Altino (Osasco), próximo à estação Osasco da CPTM. Para participar, é preciso se inscrever até 9 de fevereiro, pelo e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br ou pelo tel. (11) 3685-0915. 

Pessoas com Deficiência e o Mercado de Trabalho: Histórico e o Contexto Contemporâneo é tese de Doutorado de Vinícius Gaspar Garcia 

Exemplo da evolução e da densidade que o tema adquiriu na última década é o desenvolvimento de estudos como a tese de Doutorado de Vinícius Gaspar Garcia, recém apresentada ao Instituto de Economia da Unicamp, em Campinas. O trabalho é intitulado: “Pessoas com Deficiência e o Mercado de Trabalho: Histórico e o Contexto Contemporâneo da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”. A partir da análise do pesquisador, que também é uma pessoa com deficiência, o estudo indica alguns dos caminhos a serem seguidos para transpor as dificuldades à inclusão.

            Para mais informações sobre a tese, entre em contato com o Doutor em Economia Social e do Trabalho, pelo e-mail: vggarcia30@gmail.com

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Cartilha Conviva com a Diferênça

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br