Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Espaço da Cidadania celebra 10 anos de atividade

15-02-2011 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

A divulgação da pesquisa sobre o nível de contratação de pessoas com deficiência na indústria metalúrgica da região de Osasco marcou o 10º aniversário do Espaço da Cidadania, na terça-feira, 15. O levantamento mostrou que, em dezembro de 2010, 77,06% das vagas da Lei de Cotas estavam ocupadas nas metalúrgicas da região. O dado foi divulgado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, apoiador do Espaço.

O estudo foi elaborado pelo Sindicato e pela Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Osasco. Teve como base as respostas fornecidas por 97 empresas com cem ou mais funcionários, situadas na base do Sindicato.

Mas, no comparativo com 2009, o índice sofreu prejuízo, já que naquele ano o percentual de empresas cumprindo a lei era de 91,48%. “Mostra que as pessoas com deficiência foram as primeiras a serem demitidas durante a crise e, no ano passado, na recuperação econômica, não foram recontratadas”, analisa Carlos Aparício Clemente, coordenador do Espaço da Cidadania.

            Para o secretário de Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Davi Zaia, a constatação desperta atenção. “Isso deve ser olhado com uma atenção nossa. Mostra que a luta tem que ser permanente”, avaliou o secretário, que prometeu intensificar as ações do governo, junto com a Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência, para combater o problema. Foi a primeira vez que um secretário do governo estadual esteve no Sindicato para discutir o tema.

            A pesquisa está disponível no site www.sindmetal.org.br

Além de conferir os detalhes da pesquisa, os participantes também fizeram uma avaliação dos 10 anos de história do Espaço da Cidadania e refletiram sobre os reflexos das iniciativas para a luta pela inclusão (leia abaixo).           

Protagonistas avaliam o Espaço da Cidadania: 

“É o fato de valorizar a luta [pela inclusão]. Temos que valorizar os bons exemplos e divulgá-los” - Davi Zaia - secretário de Relações do Trabalho do Estado de São Paulo 

“É um exemplo a ser seguido pelo país. É muito importante que o movimento sindical do país inteiro incorpore em suas lutas o direito da pessoa com deficiência ao trabalho” – José Carlos do Carmo – auditor fiscal – Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo. 

“Admiro o trabalho do Espaço da Cidadania pela forma engajada com que enfrenta os desafios e dificuldades arraigadas nos costumes das pessoas” – Romeu Sassaki – escritor e consultor de inclusão

 “O trabalho do Espaço da Cidadania fez e faz a diferença. A maneira como foi criado, seu trabalho em rede segue o modelo de trabalho do terceiro milênio” Carmen Leite Ribeiro Bueno-SORRI Brasil. 

“A grande lição que levo é saber que no Espaço da Cidadania os profissionais têm a oportunidade de exercitar sua própria cidadania. Esse trabalho é uma grande chance de resgatar nosso próprio papel” – Sumiko Oki Shimono – consultora de inclusão. 

“Mais do que parabéns, cabem um agradecimento pela possibilidade que o Espaço da Cidadania deu para que pudéssemos exercitar a maneira como termos de tratar uns aos outros” – Maria de Fátima e Silva – consultora de inclusão. 

“O Espaço da Cidadania abriu mais a cabeça. [Com isso] nosso sindicato é um dos poucos no Estado de São Paulo a ter uma secretaria de inclusão, calçada com piso podotátil. Foi o Espaço que também nos ajudou a construir o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência” – Valter Luiz – Sindicato dos Metalúrgicos de Salto (SP). 

“Vale a pena participar enquanto cidadão” – Paola Ortiz – Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Londrina (PR) 

“Temos que pensar nos aspectos da evolução e no respeito ao ser humano para que um dia as coisas se cumpram naturalmente” – Antonio Carlos Grandi – Fundação Dorina Nowill para Cegos 

“A Lei de Cotas tem que se tornar uma cultura. O Espaço da Cidadania tem sido importante nesse trabalho. Precisamos estar juntos na luta” – Emerson  dos Santos Camargo– deficiente auditivo 

“Essa luta seria mais dificil, não fosse o compromisso do Espaço da Cidadania” – Dra.Vera Lúcia Leite de Oliveira-OAB Osasco.

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br