Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Osasco e região inicia abril superando 10 mil contratações de pessoas com deficiência

05-04-2011 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

Superando o registro de 11 estados somados, a Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Osasco e Região atingiram 10.003 contratações de pessoas com deficiência nas empresas de sua jurisdição.

Um orgulho para todos que apostaram que inclusão é um bom negócio para as empresas, para os trabalhadores e para toda a sociedade.

Transcrevemos a entrevista com responsável do programa da GRTE-OSASCO, que circula hoje no Jornal Visão Trabalhista de responsabilidade do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.

A Gerência Regional do Trabalho de Osasco anunciou na semana passada que a região chegou à marca histórica de 10 mil contratações de pessoas com deficiências nas empresas situadas nos 15 municípios sob jurisdição do órgão. O resultado destaca a região, contrapondo-a em relação ao restante do país, já que é maior que a soma das contratações computadas em 11 estados brasileiros: Amapá, Acre, Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, que totalizaram 9.841 registros no mesmo período.

O resultado é o assunto da entrevista que Adelino Costa, coordenador do programa de inserção de pessoas com deficiencia no mercado de trabalho da Gerência concedeu ao VT.

VT - A que o Senhor atribui o alcance dessa marca?

Adelino Costa - A marca atingida é o reflexo destes anos de trabalho da Gerência, em que todos os gerentes que ali passaram, estavam comprometidos com essa causa, bem como os auditores fiscais desse programa, aliado ao trabalho interinstitucional, com a participação de sindicatos de classe, OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], ministério público do trabalho, prefeituras, ONGs, dentre outros, visando à inserção com qualidade e responsabilidade.

VT - A marca de mais de 10 mil contratações foi alcançada no mês de aniversário de oito anos de aplicação das primeiras multas por não cumprimento da Lei de Cotas no Brasil, aplicadas pela Gerência Regional, em março de 2003. Houve mudança na postura das empresas em relação ao cumprimento da Lei neste período?

Adelino - Atualmente, podemos dizer que todas as empresas da região obrigadas ao cumprimento da lei já tiveram fiscalização sobre o assunto e, na sua maioria, conhecem perfeitamente sua obrigação e seu papel social. Obviamente, ainda existem empresas que não concordam com a lei e acionam o judiciário visando não serem autuadas pela Gerência, mas temos sido felizes, pois os juízes têm entendido o nosso esforço no sentido de em cumprindo a legislação, resgatar um direito que pertence às pessoas com deficiência.

VT - Como a Gerência Regional é vista pelo conjunto do Ministério do Trabalho em relação ao alcance desse resultado, visto que no restante do país o índice de cumprimento da Lei de Cotas ainda é muito baixo?

Adelino - Podemos dizer que existe reconhecimento pelo trabalho realizado pela Gerência, uma vez que Osasco foi precursor na exigência legal por parte das empresas da região. Tanto foi reconhecido, que o programa era apenas regional e tornou-se estadual e atualmente é de nível nacional e uma das prioridades do Ministério.

(O Editorial do Jornal comemorou esta marca e o assunto foi manchete na capa do jornal).

 

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br