Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Melhor cenário para contratação de trabalhadores com deficiência está chegando!

18-01-2012 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

O melhor cenário para a contratação e permanência de trabalhadores com deficiência está chegando em todos os cantos do país, com a aplicação do Plano do Governo Federal VIVER SEM LIMITE e com os primeiros anúncios do Censo Demográfico de 2010, indicando a existência de 45,6 milhões de brasileiros com deficiência.

Quem puder participar do 11º aniversário do Espaço da Cidadania vai conferir uma pequena amostra desta tendência.

Pelo 6º ano consecutivo será apresentado o balanço de como as empresas metalúrgicas

de Osasco e Região tem aproveitado o potencial de trabalho destas pessoas.

A pesquisa mostrará a ocupação por grupos de negociação econômica, por tamanho de estabelecimentos, por micro regiões e distribuição por matrizes e filiais.

Algumas empresas do setor automotivo lideraram as contratações. Boa parte dos carros, ônibus, caminhões e motocicletas que circulam e promovem o desenvolvimento de São Paulo e do país têm parte de seus componentes produzidos pelos fabricantes de autopeças e forjarias instaladas em Osasco e região.

Elas abastecem linhas de produção de marcas famosas como Voks, Fiat, Volvo, Honda,Yamaha entre outras montadoras que produzem para o mercado interno e também para exportação.

O setor automotivo de Osasco e região encerrou o ano de 2010 cumprindo 81,6% das vagas da Lei de Cotas destinadas aos trabalhadores com deficiência e este número cresceu em 2011. Um dos maiores fabricantes de lâmpadas do Brasil cumpre a lei de cotas em sua planta instalada em Osasco.

Os postos de trabalho ocupados vão do chão da fábrica à administração: controle da qualidade, manutenção mecânica, fundição, forjaria, linhas de produção, almoxarifado, tratamento térmico, centros de usinagem, etc.

Nos últimos 3 anos os registros de Osasco e região indicam que o percentual de contratação de trabalhadores com deficiência já é maior que o dobro da média nacional (segundo apuração da ação fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego) e curiosamente enche de orgulho os empresários que cumprem a lei porque estão percebendo melhorias no ambiente, ganhos em produtividade e humanização nas relações de trabalho.

Aqueles empresários descobriram que os trabalhadores com deficiência podem atuar em qualquer atividade, bastando apenas serem preparados para a função, da mesma forma que se prepara qualquer novo funcionário. Mas eles sofrem concorrência desleal com aqueles empresários que não respeitam a lei.

Nos últimos 10 anos o número de empresas da região que contrataram trabalhadores com deficiência saltou de 12 para mais de 500. E a evolução dos postos de trabalho saiu de 601 contratações para superar 10.000 no mesmo período.

Em vez de arrumar desculpas “requentadas” para não contratar, muitas empresas apostaram no potencial destes trabalhadores, abrindo novos horizontes para suas evoluções profissionais.

Esta conduta motivou nada menos que 13 reportagens de TV veiculadas em horário nobre (Globo, SBT, Cultura, Bandeirantes, Record e Globonews) além de diversas notícias de jornais e revistas especializadas, a partir do ano de 2002.

E os reflexos não pararam apenas no interior das empresas porque estes trabalhadores viraram consumidores fortalecendo o comércio e serviços da região.

O encontro de apresentação de resultados e reflexão sobre o cenário atual está previsto para o dia 15 de fevereiro, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, das 9:00h as 11:00 horas, na Rua Erasmo Braga, 307 – Presidente Altino – Osasco – SP.

As inscrições gratuitas podem ser feitas através do e-mail ecidadania@ecidadania.org.br e estarão abertas até a limitação da capacidade do auditório.

E tem mais notícias boas pela frente. Quem participar as terão em primeira mão!

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br