Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Profissionais com deficiência atendem as chamadas de emergência do SAMU - 192 de São Paulo

07-03-2012 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

Um serviço de atendimento de emergências que recebe cerca de 8.000 chamadas diárias, possui mais de 120 viaturas com equipes de socorristas distribuídos em pontos estratégicos da capital de São Paulo com o objetivo de salvar vidas.

Um serviço que trabalha com cálculos matemáticos para posicionar as bases de suas viaturas, trabalhando com a atualização diária de vagas e especialidades médicas disponíveis nos hospitais paulistas, em tempo real, que orientarão o deslocamento das viaturas para chegar na ocorrência e para transportar o socorrido para a unidade hospitalar, caso seja necessário.

Um serviço com equipe médica em contato permanente com o Corpo de Bombeiros e com a Guarda Civil Metropolitana.

O funcionamento do Centro de Operações SAMU 192 foi acompanhado pelo Espaço da Cidadania durante uma visita a unidade, que fica na rua Jaraguá, Bairro do Bom retiro, na sexta-feira, 2.

Passar instruções de como agir em diversas situações de perigo é a tarefa diária da equipe do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, de São Paulo onde a maioria dos profissionais tem alguma deficiência física ou visual. Eles não preenchem simplesmente uma cota, mas sim as competências exigidas para quem trabalha em um local que tem como principal meta salvar vidas.

Os atendentes recebem ligações que vão desde um desmaio simples até uma parada cardíaca, ou ainda acidente de trânsito. Em várias situações o atendente vai orientando por telefone quais os procedimentos de primeiros socorros necessários enquanto se aguarda a equipe de socorristas do SAMU – 192.

Em sua capacitação eles receberam treinamento para serem capazes de atender as mais variadas chamadas e aprenderam a manusear o programa que os ajudam a definir a gravidade da situação. Trabalham com um protocolo, o que garante uniformidade ao atendimento prestado durante 24h a população. O serviço funciona em parceria com a AVAPE – Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência.

A opção por contratar pessoas com deficiências não surgiu do acaso e nem mesmo da preocupação de cumprir a Lei de Cotas, mas sim após os responsáveis pela unidade terem realizado várias tentativas até chegarem ao melhor profissional para o cargo. “O foco não é a inclusão. A nossa meta sempre foi buscar a excelência e o diferencial de um bom atendimento”, explica o Coronel Luiz Carlos Wilke, Diretor do SAMU. “Eles são de fato os melhores profissionais para atuar nesta função e junto com um sistema qualificado a combinação ficou perfeita”, completa.

Graças à humanização e eficiência no atendimento, O SAMU - 192 de São Paulo está cotado para receber Certificação por excelência no atendimento.

Nota: A visita ao SAMU comprovou mais uma vez que pessoas com deficiência podem trabalhar em qualquer atividade desde que sejam capacitadas para as suas funções.

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br