Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

V Seminário Inclusão em Debate – A Empregabilidade da Pessoa com Deficiência Intelectual, acontece em Barueri.

26-09-2013 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e o Espaço da Cidadania  estão apoiando a realização do V Seminário Inclusão em Debate – A Empregabilidade da Pessoa com Deficiência Intelectual, que é uma iniciativa importante da Associação Pestalozzi de Osasco e vários parceiros entre os quais, APAE de Barueri, Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri, INILIBRAS, Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Osasco.

O Seminário é uma oportunidade para que empresas conheçam mais caminhos para cumprimento da Lei de Cotas.

Entre as metalúrgicas de Osasco e Região 85% das vagas da Lei de Cotas já estavam ocupadas em julho deste ano. Nestas empresas os trabalhadores com deficiência intelectual representavam 3,4% das contratações.

15 empresas metalúrgicas já aproveitam o talento destes profissionais: ABB, BGH, Cinpal, Corneta, Daisa, Forjafix, JanLips, Lince, Metale, Miralux, Nyaco, Protec, Spaal, Unikey e Zoppas.

Uma destas empresas frequentemente é lembrada pelos meios de comunicação por ter profissionais com deficiência intelectual atuando na conferência da qualidade de seus produtos.

Programação do Seminário:

  1. Estratégias e soluções para empresas;
  2. Ideias e informações sobre a deficiência intelectual;
  3. Experiência de empresas que contratam pessoas com deficiência intelectual e sua família.

 

 

Inscrições gratuitas até dia 30/09 através do e-mail ecidadania@ecidadania.org.br

 

Defesa da Lei de Cotas - Um caminho para a inclusão

 

Nesta segunda-feira (23), representantes da sociedade civil, militantes, parlamentares, sindicalistas, empresários e autoridades se reuniram em São Paulo na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência para uma só pauta: Defesa da Lei de Cotas, um caminho para a INCLUSÃO.

Participaram do evento a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella; o Assessor Internacional do Governo do Estado de São Paulo, Rodrigo Tavares; o Cônsul Geral dos Estados Unidos, Dennis Hankins, a deputada federal e relatora do Estatuto da Pessoa com Deficiência, Mara Gabrilli; o Coordenador do Espaço da Cidadania, Carlos Aparício Clemente; a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mariana Pinotti, e o sócio diretor da empresa PwC, Richard Dubois, entre outros.

Um dos pontos debatidos durante o evento foi a ameaça reincidente de flexibilização da Lei de Cotas (8213/91) presente no atual texto do Estatuto da Pessoa com Deficiência, em tramitação na Câmara Federal.

A Secretária de Estado Dra. Linamara destacou a importância da Lei de Cotas para a empregabilidade das pessoas com deficiência. “Queremos mostrar ao mundo que é possível construir novos caminhos e esses caminhos passam pelo desenvolvimento e pela deficiência. As pessoas com deficiência vão ensinar ao mundo de que é possível novos caminhos, novas oportunidades e acima de tudo um mundo novo onde o respeito, a tolerância e os direitos de cada um são preservados”, destacou a Secretária.

Além das autoridades que compuseram a mesa, foi aberta uma sessão onde o público presente pode expressar sua opinião verbalmente e esclarecer dúvidas relacionadas à Lei de Cotas e a empregabilidade da pessoa com deficiência.

O ato foi organizado em parceria da SEDPcD com o Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão.

Na Ocasião foi lançada a Cartilha “Pessoas com Deficiência no Trabalho – Criando Valor pela Inclusão”, fruto de parceria entre a Assessoria Internacional do Governo do Estado de São Paulo, a empresa PwC e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.


Clique aqui para acessar a íntegra da cartilha “Pessoas com deficiência no trabalho: criando valor pela inclusão”
,

 

Mais informações no site http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/

Abaixo disponibilizamos o link do Jornal da TV Gazeta que fez cobertura jornalista do evento http://www.youtube.com/watch?v=bz-WktbgT9o

 

 

Abraços

Clemente

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Cartilha Conviva com a Diferênça

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br