Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Mais de 100% das vagas da Lei de Cotas estão preenchidas nas metalúrgicas de Osasco

22-02-2016 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

Apesar da crise econômica, a contratação de pessoas com deficiência ainda é digna de reconhecimento nas metalúrgicas de Osasco e região. Ao todo, 104,6% das vagas geradas pela Lei de Cotas (Lei 8.213/91) estavam preenchidas até dezembro de 2015. É o que mostra a 10ª Pesquisa sobre Trabalhadores com Deficiência no Setor Metalúrgico, divulgada nesta quinta-feira, 18, pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.

A pesquisa aponta que o setor de autopeças foi o que mais se destacou com o índice de contratação de 111,6%. Já em relação as empresas, 58,1% delas cumpriram integralmente a lei de cotas.

Para o vice-presidente do Sindicato, Carlos Aparício Clemente, a pesquisa é uma resposta para as desculpas dadas por empresas que ainda não cumprem a Lei. “De cada dez empresas, seis estão cumprindo a Lei de Cotas. Isso comprova mais uma vez que a contratação de pessoas com deficiência é possível”, avalia Clemente.

Em se tratando da contratação por municípios da região, as metalúrgicas de Barueri foram as que mais se destacaram no cumprimento da Lei, ao ultrapassar 131,3% das contratações exigidas pela legislação. Entretanto, outros municípios também superaram as exigências legais: Cotia (126,7%), Santana/Pirapora (112,1%), Jandira/Carapicuíba (109,1%), Taboão da Serra (106,5%), Vargem Grande (105,4%), Osasco (104,7%).

Durante a divulgação, o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno, externou preocupação ao artigo de Almir Pazzianotto Pinto, ex-ministro do Trabalho, publicado em 16 de fevereiro no jornal O Estado de São Paulo sobre a obrigação das empresas de cumprirem a Lei de Cotas. “Almir Pazzianotto tratou as empresas como inocentes. Não dá para tratar desta maneira, o país está caminhando para uma situação de conviver e saber lidar com a democracia, e a lei de cotas é uma forma de reparar as injustiças que o pais cometeu [a essas pessoas], isso é dever do Estado, mas se for deixar pela simples espontaneidade das pessoas e empresas fazerem, dificilmente isso vai acontecer”, enfatizou Jorge.

Compareceram ao lançamento representantes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo, representantes da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, diversas entidades e empresas que participaram da pesquisa.

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br