Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Livro mostra o caminho da superação da Lei de Cotas no setor metalúrgico de Osasco e Região

26-07-2016 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

O Espaço da Cidadania marcou a comemoração do 25º aniversário da Lei de Cotas lançando o livro Relatos da Inclusão – Trabalhadores com deficiência no setor metalúrgico de Osasco e Região, com a presença de representantes da sociedade civil e vários protagonistas desta história.

Em sua primeira parte o livro apresenta relatos dos trabalhadores com deficiência nas metalúrgicas da região, o olhar dos empresários que apostaram na inclusão e o posicionamento dos agentes públicos que ousaram exigir o cumprimento da lei desde o início dos anos 2000. O resultado deste ciclo virtuoso foi a abertura de horizontes para um mercado de trabalho ainda reprimido por causa do preconceito cultural sobre a questão manifestado em várias esferas de Poder. Os depoimentos comprovam que todos ganham com a inclusão.

Os relatos foram levantados em reportagens de televisão, jornais e livros. Desde 2002 a fevereiro deste ano comparecem na região equipes de reportagens da TV Bandeirantes, TV Cultura, SBT – Teleton, TV Globo, Record News, Globo News, TV Brasil e TV Osasco indo no chão de fabrica documentar a inclusão que brota no ambiente metalúrgico. E o que as pessoas entrevistadas falaram?

A segunda parte da publicação traz números da inclusão no setor, documentados por dez pesquisas anuais e sua comparação com os registros nacionais.

Complementam a publicação os indicadores do Censo do IBGE sobre a presença quantitativa e nível de escolaridade das pessoas com deficiência residentes nos 12 municípios abrangidos pelo Sindicato.

Entre os 183 participantes do lançamento estavam a Drª. Lucíola Rodrigues Jaime, que comandou a blitz que aplicou as primeiras multas no país pelo descumprimento da Lei de Cotas, em março de 2003, e o Dr. Ronaldo Freixeda, atual Gerente Regional do Trabalho e Emprego em Osasco, que documentou o índice de 104,6% de cumprimento da Lei de Cotas no setor metalúrgico apurado na 10ª pesquisa consecutiva.

Mais informações pelo e-mail ecidadania@ecidadania.org.br ou pelo telefone 11-3685-0915

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br