Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Um ano de Ações que valorizaram a inclusão

17-12-2018 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

A realização do Seminário Internacional sobre a Empregabilidade da Pessoa com Deficiência (11 a 13 de dezembro), na Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília, foi mais uma prova de que há espaços na sociedade para efetivo trabalho de todos para derrubar mitos e preconceitos visando garantir trabalho decente para todos, em todos os países ali representados: Alemanha, Angola, Argentina, Chile, Uruguai, México, Portugal, Espanha, Suíça, Itália, República Dominicana, Panamá, Reino Unido, etc.

(Fotos do segundo dia e do encerramento com o Secretário Nacional da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos Pellegrini, ao centro)

Organizado pelo EUROSOCIAL+ e Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – MDH, vários setores da sociedade brasileira compareceram com contribuições ao debate e neste contexto o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região demonstrou sua trajetória de 18 anos na sensibilização de empresas e trabalhadores, tendo como ponto alto os resultados da Pesquisa Anual sobre Lei de Cotas junto ao setor (os resultados do ano de 2018 serão apresentados em fevereiro próximo), e através da dinâmica do Espaço da Cidadania foi demonstrado o trabalho conjunto com todos os setores que topam trabalhar em rede para ampliar possibilidades de inclusão profissional. Um exemplo de resultado deste trabalho coletivo de 2018 foi a elaboração da cartilha Inclusão é Atitude! Qual é a tua?, que no prazo de março a setembro de 2018 um grupo de voluntários do Espaço da Cidadania debruçou-se na tarefa de desenvolver a cartilha de bolso, com linguagem simples, para estimular atitudes de trabalhadores a favor da inclusão.

Somaram forças 42 organizadores em 11 encontros presenciais incluindo uma videoconferência com a OIT em Genebra, em 18/04/2018, gerando uma cartilha de 40 páginas, já lançada em São Paulo (Osasco, Taboão da Serra e Capital) e Paraná (Curitiba) que contou com 40 parceiros que já a utilizam desde setembro. Atualmente ela está disponível na versão impressa, MP3 e Braille.

Lançada no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região em 18/09/18

 

A publicação eletrônica será lançada em fevereiro de 2019. Neste momento há duas pessoas que continuam trabalhando para que seja acessível digitalmente por qualquer pessoa, no sistema EPUB – Eletronic Publication.

Em tempo: O conteúdo do seminário está disponibilizado no youtube. Caso tiver interesse em conhecer detalhes basta acessar.

• 11 de dezembro de 2018 (manhã): https://youtu.be/smArHx4Y_TU

• 11 de dezembro de 2018 (tarde): https://youtu.be/tq8UgwBfXyc

• 12 de dezembro de 2018 (manhã): https://youtu.be/2FH0FG9HFy4

• 12 de dezembro de 2018 (tarde): https://youtu.be/VC8_2B3AMtI

• 13 de dezembro de 2018: https://youtu.be/F3HZVrJZcR8

O Espaço da Cidadania ficará em recesso entre 24 de dezembro à 8 de janeiro de 2019, retomando os trabalhos com energia renovada em defesa da inclusão.

 

Abraço

Carlos Barbosa

Clemente

Leandro

Marcelo

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br