Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Defesa da inclusão marca a celebração dos 28 anos da Lei de Cotas

26-07-2019 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

Os 28 anos da Lei de Cotas foi comemorado nesta quarta-feira, 24, na Praça das Artes, em São Paulo. O Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão apoiaram o evento, que reuniu pessoas com deficiências, representantes de entidades, órgãos públicos que lutam diariamente pela inclusão social e no mercado de trabalho.

“Enquanto houver discriminação no mercado de trabalho, nós temos uma firme convicção de que a Lei de Cotas é a principal ferramenta que dispomos para garantir este direito fundamental de cidadania, que é o direito ao trabalho para as pessoas com deficiências e para àquelas que passaram pela reabilitação do INSS”, defende José Carlos do Carmo, Coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo.

“Temos iniciativas legislativas, temos grandes movimentos que vem para reduzir estes direitos. Nestas oportunidades nós temos que nos fortalecer e compreender que esta conquista existe e é fruto da luta e que ela precisa ser assegurada. Conte com MPT para isso, estamos juntos nesta luta”, alertou.

“Vencer as barreiras do preconceito. Hoje já está claro que não é a falta de conhecimento, de escolaridade das pessoas com deficiência que barram o acesso ao trabalho: o que tem barrado é o preconceito cultural de pessoas que estão gerindo as empresas, estão no processo de seleção, que estão chefiando áreas, ao imaginar que a pessoa com deficiência não vai dar conta do recado e isso é uma inverdade que está sendo comprovada hoje aqui”, comentou Carlos Clemente, do Espaço da Cidadania.

Durante o evento, aconteceu diversas apresentações artísticas: como Teatro Inima Produções, Rapper Billy Saga, Banda Música do Silêncio, Músico Alan Nascimento, Violonista Renato José, Equipe Mogi Corinthians de Futebol de Amputados, Grupo de Violão da Nurap e Grupo de Percussão da Nurap.

Foi distribuída uma Carta Compromisso aos participantes que também foi lida no decorrer das atividades. Ela ressalta os principais aspectos para a garantia do trabalho decente e diminuição do preconceito em relação à capacidade de trabalho das pessoas com deficiência.

 

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br