Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Sindicato lança novo livro contra acidentes e busca parceria

23-03-2022 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região lançará o livro ROSCA SEM FIM – BASTA de mortes, acidentes e doenças do trabalho, que incentiva uma mobilização social para enfrentar a tragédia acidentária nos locais de trabalho. Medidas simples que evitariam acidentes só são adotadas depois que acontecem mutilações, contaminações ou mortes.

O livro, com 128 páginas coloridas, desvenda o funcionamento de uma engrenagem que marca os trabalhadores nas últimas 4 décadas e os desafios dos sindicatos para enfrentar a situação. Será lançado em 28 de abril – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Os acidentes relatados no livro mataram ou estão mutilando trabalhadores com 33 anos em média, incluindo jovens que acabavam de ingressar no mercado de trabalho.

O livro mostra o resultado prático da fragilidade da fiscalização, que não está restrita a Osasco e Região. O Estado de São Paulo deveria ter pelo menos 1140 auditores fiscais, mas neste mês só tem 177 aptos para ir nos locais de trabalho, um déficit de 84,5%. Até o SINAIT – Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho já denunciou o governo brasileiro à OIT. Mas nada foi feito até agora.

Sensibilizado com a situação, o artista plástico Elifas Andreato colocou suas próprias digitais na capa do livro, oferecendo um presente artístico aos leitores.

Proposta de parceria ampliará o alcance da mensagem

Os parceiros da publicação poderão ter logomarcas inseridas na 4ª capa, desde que mostrem interesse até 31 de março, e receberão a quantidade encomendada, até 26 de abril.

Para fazer parte desta mobilização social e obter esclarecimentos complementares basta entrar em contato com o sindicato através do e-mail secretaria@sindmetal.org.br (com Célia).

O Espaço da Cidadania é um dos parceiros da publicação e pode ajudar nos encaminhamentos, caso seja necessário.

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Cartilha Conviva com a Diferênça

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br