Publicações
Conviva com a Diferença
Uma simples mudança no modo de agir pode ser extremamente importante para facilitar o relacionamento e a comunicação entre a sociedade dita “normal” e as pessoas com deficiência. O modo de falar com essas pessoas, de oferecer ajuda ou mesmo a maneira como se referir à deficiência que portam, entre outras dicas, fazem parte da publicação “Conviva com a Diferença”. A publicação, que tem formato de bolso, contém diversas outras sugestões sobre os meios socialmente corretos de convivência. O objetivo do trabalho é tentar conscientizar a sociedade sobre a necessidade de inclusão dessas pessoas, e de tentar eliminar a discriminação.
Informações: : Espaço da Cidadania: Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino - Osasco (SP). Tel/Fax.: (11) 3685-0915
“Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal por que não? – Celebração, desafio e defesa da lei”. (2011)
Com 114 páginas, a publicação pretende contribuir para o debate acerca do trabalho formal das pessoas com deficiência.
Em sua primeira parte apresenta um cenário otimista com exemplos de boas práticas de inclusão em empresas, entidades especializadas, sindicatos, escolas e órgãos públicos.
A segunda parte documenta o conteúdo e a qualidade dos registros públicos extraídos da RAIS-2009 e acrescenta a pesquisa ETHOS 2010. Os resultados revelam que, pessoas com deficiência ocupam menos de 1% das vagas do trabalho formal e além disso são barradas em cargos gerenciais, da mesma forma com que o mercado exclui mulheres, negros e pessoas com mais de 45 anos. Apresenta ainda exemplos de julgamentos relativos à Lei de Cotas demonstrando que, quem deveria fazer justiça, por vezes, ignora as leis em vigor para embasar suas sentenças ou acórdãos.
A terceira parte traz a esperança da mudança com a reação da sociedade em defesa do cumprimento da lei. Registra manifestações concretas representadas pela “Carta de São Paulo” em 2009, pelo “Manifesto pelo Avanço e Não Retrocesso das Conquistas Legais” em 2010 e pela constituição da “Câmara Paulista de Inclusão” em 2011.
A publicação conclui que, após 20 anos de existência, a Lei de Cotas ainda é necessária porque o direito à cidadania das pessoas com deficiência continua sendo desrespeitado.
Autores: Maria de Fátima e Silva, Carlos Aparício Clemente, com o apoio de vários colaboradores.
Informações: Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008 Tel.: (11) 3685-0915
“3º Programa de sensibilização social e empresarial para colocação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho - UM FOCO NA INCLUSÃO” (2010)
Com 96 páginas, a publicação analisa as informações contidas na RAIS de 2008, sobre o mercado de trabalho formal para as pessoas com deficiência e traz documentos internacionais sobre o assunto como pano de fundo para declarar que a inclusão pode ser praticada em todos os lugares.
Confirmando esta afirmação, uma seqüência em ordem cronológica de textos e fotos documenta a trajetória do 3º Programa de Sensibilização Social para Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, que teve por objetivo a promoção do acesso das pessoas com deficiência no ambiente produtivo.
Pessoas de 51 cidades participaram do Programa, que inclui empresas, escolas, entidades especializadas, sindicatos e órgãos públicos, demonstrando que a inclusão já parte do cotidiano de muitas organizações.
Esta publicação foi elaborada com apoio de várias mãos, de forma voluntária e altruísta expressando um grau de maturidade de grande parcela da sociedade.
Informações: Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008 Tel.: (11) 3685-0915
“Pessoas com deficiência & Mercado de Trabalho-Lei de Cotas e Imagens da Responsabilidade Social” (2009)
Com 132 páginas, Este livro traz um retrato da inclusão: mostra que as pessoas com deficiência já ocupam muitos espaços, graças ao envolvimento social de empresas, sindicatos, entidades especializadas, escolas e poder público.
Porém, mesmo assim, enfrentam ainda muitos desafios para ter pleno acesso ao seu direito de trabalhar assim como ao direito à educação, à saúde, ao lazer, à cidadania. Há problemas inclusive nos registros oficiais.
O livro se concentra sobre os desafios vencidos e, por meio de quase 150 imagens, mostra que a inclusão é possível. São imagens que retratam várias ações pela inclusão realizadas nos últimos anos e pessoas com deficiência que já têm a chance de mostrar sua competência profissional.
Informações: Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008 Tel.: (11) 3685-0915
TRABALHO DECENTE PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA - Leis, mitos e práticas de inclusão
Trabalho Decente para a Pessoa com Deficiência – Leis, mitos e práticas de inclusão: com 144 páginas o livro aborda; processo histórico, leis e limites da Lei de Cotas: Diretrizes da OIT, Diretri- zes brasileiras, 0rientações do MTE às empresas, Resultados da fiscalização trabalhista, Mitos e Responsabilidade Social, Impacto dos Acidentados de Trabalho,25 exemplos de sucesso no Estado de São Paulo e imagens da inclusão (parte colorida).
Informações: Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008 Tel.: (11) 3685-0915