Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Galerias de imagens

Copie e cole o link abaixo em seu navegador e veja a matéria na integra: https://www.sendspace.com/file/ki2non

18-07-2014

Copie e cole o link abaixo em seu navegador e veja a matéria na integra: https://www.sendspace.com/file/ki2non

Ricardo Cesar Coura tem 36 anos e trabalhava em uma metalúrgica de Santana de Parnaíba/SP. Em 30 de dezembro de 2013, depois de 12 anos da atividade, ele perdeu as duas mãos em um acidente com uma prensa. Hoje ele vai semanalmente ao Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (IOT-HC), em São Paulo/SP, como o primeiro paciente a testar, no Brasil, com acompanhamento, uma mão mecânica confeccionada em plástico por uma impressora 3D. Na edição anterior - Nº 97 - da Revista Reação (março/ abril), falamos da utilização dessas impressoras e das possibilidades de uso para beneficiar pessoas com deficiência. Agora fomos conferir os progressos de Ricardo e da equipe que trabalha no projeto. Afinal, em casos como esse, a engenharia e a terapia ocupacional precisam ter um casamento perfeito: “Produto, sem processo em saúde, não faz sentido”, afirma a física Maria Elizete Kunkel, professora e pesquisadora do curso de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do ABC (UFABC), parceira do IOT nesse desenvolvimento. Copie e cole o link abaixo em seu navegador e veja a matéria na integra: https://www.sendspace.com/file/ki2non

Você já tem aqui no site do Espaço da Cidadania a transcrição em áudio da cartilha  “O Trabalhador com Deficiência – Inclusão pela Lei de Cotas”

14-08-2013

Você já tem aqui no site do Espaço da Cidadania a transcrição em áudio da cartilha “O Trabalhador com Deficiência – Inclusão pela Lei de Cotas”

A partir de agora qualquer pessoa com deficiência visual total poderá acessar e reproduzir as informações que já são largamente utilizadas pelos trabalhadores metalúrgicos de Osasco e região e pelos parceiros do Espaço da Cidadania. Em linhas gerais a publicação fala sobre acessibilidade, inclusão no trabalho, mitos, dicas para trabalhar com as pessoas com deficiência e esclarece que é dever da sociedade que deseja melhorar as condições de vida de seus cidadãos possibilitar a inclusão plena de todos, sem discriminação. Baixe aqui o arquivo em áudio!

Em Brasília: Senador Sarney retira projeto que prejudicava pessoas com deficiência

05-07-2013

Em Brasília: Senador Sarney retira projeto que prejudicava pessoas com deficiência

Alivio. Depois de 7 anos de discordâncias o Senador José Sarney finalmente pediu retirada de seu projeto (PL 112/2006) que prejudicava o respeito ao direito das pessoas com deficiência, especialmente o direito de trabalhar. O fato aconteceu no final de junho, coincidentemente após manifestações contrárias que se espalharam por todo país. Em junho de 2009 o Espaço da Cidadania demonstrou na audiência Pública da Comissão de Constituição Justiça e Cidadania do Senado que o projeto eliminaria mais de 200 mil vagas destinadas à Lei de Cotas. Com as emendas que chegaram ao novo relator, Romero Jucá, as coisas pioraram e praticamente a Lei de Cotas seria liquidada. Novamente em junho de 2013 o Espaço da Cidadania se posicionou junto com várias entidades, produzindo um estudo demonstrando que além de suprimir vagas, descriminava o acesso também de acordo com riscos dos estabelecimentos, aceitando terceirizações e tratando as pessoas com deficiência como se fossem seres inferiores. Quando a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados realizou seminário em 04 de junho praticamente já havia unanimidade contrária ao andamento do projeto. O relator Senador Romero Jucá compareceu ao encontro afirmando que só entregaria o Relatório após ouvir a sociedade civil. Não deu tempo. Sarney foi mais rápido.

FOTOS: ATO EM COMEMORAÇÃO AOS 21 ANOS DA LEI DE COTAS

26-07-2012

FOTOS: ATO EM COMEMORAÇÃO AOS 21 ANOS DA LEI DE COTAS

Dia 24 de julho de 2012 - Pátio do Colégio – Centro - SP

*Manifestação Pública – Contra a flexibilização da “Lei de Cotas”*

07-02-2012

*Manifestação Pública – Contra a flexibilização da “Lei de Cotas”*

No dia 15 de Janeiro último, o jornal Folha de São Paulo, no caderno “Mercado”, página B4, publicou a matéria “STF poderá rever regras para deficientes”. Alguns dias depois, o mesmo jornal, em 23 de Janeiro, assinou o editorial “Barreira Burocrática”, caderno “Poder”, página A2, tratando do tema. Não é de hoje que parte mais atrasada do setor empresarial vem defendendo flexibilizações na chamada “Lei de Cotas” (Lei 8.213/91, posteriormente regulamentada), que reserva um percentual de 2% a 5% das vagas nas empresas com cem ou mais empregados a serem preenchidas por pessoas com deficiência e reabilitados. O conteúdo da matéria e do editorial mencionados acima buscam dar respaldo para o processo de flexibilização da Lei, em sintonia com o discurso dessa parcela do empresariado. Assim sendo, nos parece de suma importância apresentar, de maneira pontual e objetiva, argumentos contrários a este movimento, oriundos da experiência prática de órgãos públicos, sindicatos, empresas cumpridoras da Lei, associações, ONGs, ativistas sociais, enfim, pessoas com e sem deficiência que atuam cotidianamente com esta questão. Veja matéria na integra em um dos endereços abaixo: "Bengala Legal" http://www.bengalalegal.com/blog/?p=1776 "Inclusive - inclusão e cidadania" http://www.inclusive.org.br/?p=21993 "Rede Inclusiva" http://inclusivarede.blogspot.com/ Com a ajuda da deputada federal Rosinha da Adefal, presidente da Frente Parlamentar dos Direitos das Pessoas com Deficiência, versões impressas serão encaminhadas ao Gabinete da Presidência da República, Casa Civil, Senado Federal, Câmara e Supremo Tribunal Federal.

Na abertura  das Paraolimpíadas Escolares, São Paulo recebe mais de 1200 jovens atletas do   paradesporto e é lançado selo comemorativo.

08-09-2011

Na abertura das Paraolimpíadas Escolares, São Paulo recebe mais de 1200 jovens atletas do paradesporto e é lançado selo comemorativo.

Durante o evento foi lançado, pela Empresa de Correios e Telégrafos de São Paulo, e por iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência o carimbo alusivo ao 30º aniversário do Ano Internacional das Pessoas Deficientes (AIPD). A cerimônia foi encerrada com o desfile da tocha olímpica, conduzida pelo tetracampeão de judô Antonio Tenório. O Comitê apresentou o mascote do evento - um robô -, que será batizado ao final do evento após sugestão de nomes pelas delegações participantes. O selo comemorativo foi desenvolvido pelo cartunista Capixaba, Ricardo Ferraz, um grande parceiro do Espaço da Cidadania.

 [1] 

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Cartilha Conviva com a Diferênça

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br