Notícias
Lançado Guia para a Cipa sobre inclusão e pessoas com deficiência
04-06-2024 - Fonte: Espaço da Cidadania
O guia destaca a importância da inclusão e acessibilidade para a segurança e saúde no trabalho.
Em 23 de maio, aconteceu o evento de lançamento do mini-guia sobre inclusão e pessoas com deficiência para a CIPA, uma iniciativa da Santa Causa em parceria com o Espaço da Cidadania. Realizado na Fundacentro, em São Paulo, o evento contou com o apoio do Sindicato dos Comerciários e do Siemaco, que ofereceram um café da manhã para os participantes.
O evento marcou um passo significativo na promoção da inclusão e acessibilidade no ambiente de trabalho, proporcionando momentos valiosos e fortalecendo a rede de apoio e colaboração entre as entidades envolvidas.
A cartilha está disponível para download no link: https://atitudeinclusiva.com.br/ebooks/
Empresas interessadas no treinamento sobre acessibilidade e inclusão da Santa Causa para Segurança do Trabalho e CIPA devem entrar em contato pelo e-mail stacausa@stacausa.com.br .
A versão impressa do Mini Guia já está em uso por vários parceiros do Espaço da Cidadania.
No encontro, Carlos Clemente, do Espaço da Cidadania, destacou a necessidade de um material acessível para promover a inclusão nas empresas, que transmita o conhecimento de maneira prática e direta para todas as pessoas.
Remígio Todeschini, da diretoria de Conhecimento e Tecnologia da Fundacentro, que tem deficiência auditiva e que usa uma tecnologia assistiva que transmite o som diretamente para seu aparelho auditivo via Bluetooth, destacou a importância de levar esse conhecimento para pessoas da área de Segurança do Trabalho: "Incluir pessoas com deficiência nas empresas é parte fundamental para o aprendizado na luta da saúde e segurança das pessoas trabalhadoras."
O evento prosseguiu com uma apresentação interativa de Aline Morais e Rafael Publio, da diretoria da Santa Causa e que escreveram o miniguia. O bate-papo abordou questões cruciais sobre inclusão e acessibilidade, estimulando a participação ativa do público. Entre os destaques das discussões, José Carlos do Carmo (Kal), auditor fiscal do trabalho, e Jorge Ussier, Procurador de Justiça aposentado e advogado especialista em
Saúde do Trabalhador, trouxeram perspectivas valiosas sobre a aplicação prática das políticas de inclusão.
Rafael Publio reforçou a interconexão entre inclusão e segurança no ambiente de trabalho ao afirmar: "Quando falamos de um ambiente livre de assédio, estamos falando de saúde e segurança. Quando falamos de inclusão e acessibilidade, estamos falando de segurança."
Aline Morais concluiu a sessão com uma reflexão sobre a necessidade de uma abordagem intencional e contínua para a inclusão: "A inclusão depende de intencionalidade, que é a combinação de atitude com o conhecimento. Por isso, além da boa vontade, é preciso procurar aprender sempre sobre o assunto."